segunda-feira, 27 de junho de 2016

Marinha do Brasil irá apresentar dia 30, os Grupamentos Operativos que irão atuar na segurança dos Jogos Olímpicos RIO2016



Por: Redação OD

Os Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil que vão compor o Grupo-Tarefa Terrestre para atuar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 serão apresentados na próxima quinta-feira (30) ao Coordenador de Defesa Setorial (CDS) Copacabana, Vice-Almirante Leonardo Puntel, na cerimônia que será realizada no Comando da Divisão Anfíbia, na Ilha do Governador (RJ). A solenidade, que será presidida pelo Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante Fuzileiro Naval Alexandre José Barreto de Mattos, marcará a passagem de comando dos militares que vão atuar como Força de Contingência nos Jogos Olímpicos ao CDS Copacabana, Órgão Coordenador da Marinha responsável por apoiar as forças de segurança pública do Rio de Janeiro na Zona Sul e na Zona Portuária, em caso de Garantia da Lei e da Ordem por determinação da Presidência da República. 


A partir deste dia até o término das Olimpíadas, o Grupo-Tarefa Terrestre e o Centro de Coordenação Tático Integrado (CCTI), que juntos somam cerca de 2.700 militares, vão ficar subordinados ao CDS de responsabilidade da Marinha do Brasil. Na ocasião, serão exibidos os meios operativos que serão utilizados, como 170 viaturas operativas, 11 viaturas blindadas Piranha e dois Carros Lagarta Anfíbio (ClAnf). Esses militares também conduzirão ações de Enfrentamento ao Terrorismo e atuarão na defesa contra eventuais ataques Nucleares Biológicos Químicos e Radiológicos e de Operações Especiais no Controle Antidrogas. Nos locais de responsabilidade da Marinha, vão acontecer as competições de vôlei de praia, triatlo, ciclismo de estrada e maratona aquática (Copacabana); vela olímpica (Marina da Glória); remo e canoagem (Lagoa Rodrigo de Freitas) e  maratona (Aterro do Flamengo). 

FONTE: CCSM-RIO

Nenhum comentário: