quinta-feira, 30 de junho de 2016

Marinha do Brasil ativa seu GT TERRESTRE que irá atuar no Jogos Olímpicos


Por: Anderson Gabino

A Marinha do Brasil apresentou na manhã desta quinta-feira (30/06) na sede do Comando da Divisão Anfíbia do Corpo de Fuzileiros Navais, os grupamentos operativos que irão participar da operação de patrulhamento e segurança de pontos, durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Com a data prevista do dia 24 de julho para o começo das atividades da Aérea (CDS Copacabana) sobre sua responsabilidade e que se estenderá até o término dos Jogos Paraolímpicos. Os militares do “GT Terrestre” que inclui o Centro de Coordenação Tático Integrado (CCTI), e juntos somam cerca 3.000 militares, sendo subordinados ao Comando de Defesa Setorial Copacabana (CDS), que conduzirá ações de combate contra qualquer tentativa de terrorismo e defesa contra possíveis ataques nucleares biológicos, químicos e radiológicos e no controle antidrogas.

Neste vídeo pode se ter uma ideía do trabalho que será realizado pelo CDS Copacabana

Os Fuzileiros Navais também vão reforçar a segurança em túneis e vias expressas junto com outras forças de segurança, e realizar patrulhamento nas principais avenidas das zonas Sul e Portuária, como o Aterro do Flamengo e a Avenida Atlântica, e em áreas próximas à Copacabana.


O evento começou com o comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante Alexandre José Barreto de Mattos, passando o comando das operações ao vice-almirante Leonardo Puntel, coordenador do Comando de Defesa Setorial Copacabana, durante uma solenidade de formatura. Após a mesma, foi realizada uma coletiva no auditório da DIvAnf, onde estavam presentes, o Vice-almirante Alexandre José Barreto de Mattos (Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra –FFE), o Vice-Almirante Leonardo Puntel, (Comandante do 1º DN e Coordenador do CDS Copacabana), o Contra-Almirante Cesar Lopes Loureiro (Comandante da Divisão Anfíbia – Div Anf) e o Contra-Almirante Ricardo Henrique Santos do Pilar (Chefe do Estado Maior da FFE), e o assunto mais questionado aos almirantes presentes, era se a Marinha do Brasil estava de fato preparada para este evento, dados os ocorridos nos últimos dias em Istambul (Turquia), mas o Vice-Almirante Alexandre enfatizou.



“Fazemos anualmente adestramento para que as equipes fiquem atentas e preparadas para qualquer tarefa previsto na legislação e que afeta as Forças Armadas. Esse fato que ocorreu recentemente (ataque terrorista no aeroporto de Istambul, na Turquia), obviamente ele faz parte e é até as notas nossas considerações a respeito desse tipo de problema e estes militares também conduziram ações de enfrentamento e atuarão na defesa contra eventuais ataques nucleares biológicos químicos e radiológicos e de operações especiais no controle antidrogas. Foi questionado também, que nos locais de responsabilidade da Marinha, serão disputadas as competições de vôlei de praia, triatlo, ciclismo de estrada e maratona aquática; todas em Copacabana; vela olímpica, na Marina da Glória; remo e canoagem, na Lagoa Rodrigo de Freitas, além da maratona que ocorrerá no Aterro do Flamengo. e se isso fazia destas localidades, uma área um tanto mais perigosa por conta da quantidade de pessoas (turistas) nestes lugares;

"Interessante é que nossa cidade vem recebendo grandes eventos de forma gradual. Tivemos a Jornada Mundial da Juventude, depois a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, sem falar nos jogos Pan-americanos e no Jogos Militares Mundiais. Isso já vem sendo preparando junto as nossas tropas há tempos. E esse é o maior legado para a gente. Poder adquirir conhecimento e experiência, tanto profissional como pessoal", disse o vice-almirante Alexandre. O vice-almirante Puntel, destacou ainda a integração das Forças Armadas com os órgãos de segurança do Rio de Janeiro.  "Contamos com a integração junto aos órgãos de segurança pública do Rio de Janeiro, a Polílcia Federal e a Força de Segurança Nacional. Isso é muito benéfico para o nosso trabalho", disse.
Galeria de fotos
Clique para expandir













Nenhum comentário: