terça-feira, 31 de maio de 2016

Fuzileiros Navais realizam treinamento e ACISO em Minas Gerais

Exercício de helitransporte de obuseiro 105 mm

Por: Redação OD
No período de 22 a 27 de maio, aconteceu no sul de Minas Gerais o ADEST-FER-FFE-II/2016, um treinamento para cerca de 1.250 militares coordenado pela Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE). O exercício ocorre anualmente no mês de agosto, no Campo de Instrução da Escola de Sargentos das Armas (EsSA), em Três Corações (MG), porém, este ano, foi antecipado em virtude da atuação da Marinha do Brasil durante os Jogos Olímpicos. O ADEST-FER-II/2016 foi dividido em duas fases.A primeira etapa ocorreu de 22 a 24 de maio e consistiu em um treinamento baseado em adestramentos específicos.

Nesta fase, a principal atividade realizada foi o tiro com munição real com diversos armamentos, entre eles: o obuseiro 105 mm Light Gun; o morteiro 60 mm; a metralhadora 50 polegadas; e a metralhadora MAG 7,62 mm. Além do emprego de munição real, ocorreram treinamentos de defesa contra agentes nucleares, biológicos, químicos e radiológicos; emprego de equipamentos de comunicação e sistemas digitais; emprego de equipamentos de visão noturna; estabelecimento e operação de postos de comando operativos; realização de marchas para o combate; ataques coordenados diurnos e noturnos; entre outros.

Também ocorreram treinamentos com emprego de Aeronaves Remotamente Pilotadas. A segunda fase ocorreu de 26 a 27 de maio e consistiu na execução de um tema tático. Nesta etapa foram colocados em prática todos os ensinamentos da primeira fase de preparação, integrando as capacidades das ações de infantaria, operações especiais, engenharia de combate, artilharia, aviação naval, logística, entre outras.
Ação cívico-social
Alunos da Escola Estadual Professora Alda de Moura Carvalho assistem palestra sobre as formas de ingresso da Marinha
Este ano, durante sua permanência no sul de Minas, a FFE promoveu uma ação cívico-social (ACISO) na cidade de São Bento Abade (MG). A atividade foi direcionada à Escola Estadual Professora Alda de Moura Carvalho, que recebeu uma pequena reforma em suas instalações, um laptop e a doação de livros infanto-juvenis para sua biblioteca. No dia 25 de maio, a instituição de ensino foi contemplada com uma série de palestras sobre temas navais, recebendo a visita da Associação de Veteranos dos Fuzileiros Navais e a exposição itinerante “Amazônia Azul, nossa última fronteira”. O evento atingiu um público de 590 alunos.

Nenhum comentário: