sábado, 28 de maio de 2016

Esquadrão HS-1 GUERREIRO completa 51 anos de criação



Por: Anderson Gabino

O primeiro Esquadrão de Helicóptero Antissubmarino foi criado como a missão principal de detectar, localizar, acompanhar e atacar os submarinos (ASW) e alvos de superfície (ASuW), contribuindo dessa maneira para a proteção de nossas Forças Navais. A data de sua criação foi um 28 de maio de 1965, que através do Aviso Ministerial nº 0830 deu vida ao Esquadrão HS-1 “GUERREIRO". Inicialmente foi cedido ao HS-1 aeronaves SH-34J denominadas “Baleias” recebidas da Força Aérea Brasileira e utilizadas entre 1965 e 1974 – Os primeiros helicópteros SH-3 “Sea king” chegaram dos Estados Unidos em 1970, representando um passo importante para que novas marcas fossem alcançadas, com seus grandes avanços tecnológicos. Tais máquinas foram ao longo de décadas símbolo de imponência e hoje de nostalgia, aos que tiveram a honra de operá-las.


Entretanto, após mais de quatro décadas de uso, novamente fez-se necessária uma mudança para acompanhar a evolução tecnológica da Guerra Naval. Em 2012, os SH-16 Sea hawk foram incorporados, aeronaves modernas e dotadas de sensores de última geração. As três gerações de aeronaves foram mantidas e operadas de maneira segura e profissional para contribuir com a Marinha na tarefa de estar pronta para defender o Brasil e a “Amazônia Azul”. Ao longo dos 50 anos, foram voadas cerca de 60.000 horas e realizados mais de 10.000 pousos a bordo. Foram inúmeros embarques no saudoso Nael Minas Gerais em Navios de Desembarque Doca e de Canos de Combate no NAe São Paulo, além de navios de Marinhas Amigas. Ao longo destes 50 anos foram feitas incontáveis inspeções de manutenção nas aeronaves, lançamento de torpedo, pouso a bordo noturno, reabastecimento em voo com navios e voo por instrumentos em helicópteros.



Foram transportados órgãos para transplantes, Chefes de Estado, retirados náufragos do mar e ajudados populações em situação de calamidade. Apesar da grandeza e importância de tudo que já foi feito, nunca foi perdido o foco da nobre e verdadeira vocação, operar sensores aerotransportados em voo sobre o mar, de dia e de noite, em condições que poucas Marinhas do mundo o fazem, a fim de detectar, localizar, acompanhar e atacar submarinos.  Atualmente o HS-1 está sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e é comandando pelo Capitão-de-Fragata Marcelo Veloso de Paula. Por fim, que Deus continue a abençoar a belíssima história do Esquadrão seus hangares, aeronaves e tripulantes. 


Nota do Editor: A ORBIS DEFENSE parabeniza a todos os membros do Esquadrão Guerreiro de ontem, de hoje e de sempre por esta data, a qual o HS-1 chega. Se não fosse a vontade dos pioneiros aliado a garra e a coragem de quem faz o dia a dia do esquadrão a 51 anos, hoje seria apenas mais uma data comum no calendário...Bravo Zulu Guerreiros.

AD ASTRA PER ASPERA
É árduo o Caminho para os Astros!







Nenhum comentário: