sexta-feira, 15 de setembro de 2017

USS Jimmy Carter, submarino da Classe Seawolf, hasteia a bandeira Jolly Rogers e deixa dúvidas no ar sobre o por quê da utilização


Por: Redação OD

Em uma cena inusitada, o submarino norte-americano USS Jimmy Carter suscitou uma onda de questões após um jornalista ter notado na embarcação uma famosa bandeira pirata, hasteada perto da bandeira dos EUA. Ian Keddie, jornalista escocês especializado em defesa, detectou no submarino norte-americano, que voltava à base naval de Kitsap, estado de Washington, a famosa bandeira Jolly Roger, a qual é geralmente sempre associada a piratas.


Daí surgiu a pergunta: por que razão um submarino da Marinha dos EUA teria hasteado uma bandeira que o associase a piratas? Por enquanto o assunto não está claro, pois as autoridades permanecem caladas. No entanto, alguns especialistas propõem uma teoria que remonta a séculos e tem a ver com a Marinha Real Britânica. Em 1901, o almirante Arthur Wilson, Primeiro Lorde da Marinha Real Britânica na época, afirmou que submarinos são "desleais, injustos e nada ingleses", e por não gostar das capacidades furtivas dos submarinos, Wilson sugeriu que as tripulações de submarinos fossem capturadas e enforcadas como acontecia com os piratas.


No entanto, depois de mais de uma década, o almirante britânico e comandante do submarino HMS E9 incentivou seus marinheiros a hastear uma bandeira com crânio branco e ossos cruzados depois de o submarino ter afundado com sucesso um cruzador alemão durante a Primeira Guerra Mundial. De acordo com relatos, o ato de Horton foi uma indireta em relação ao desprezo de Wilson. Seja como for, o uso da Jolly Roger seria para sempre associado a submarinos.


Embora seja pouco provável que o USS Jimmy Carter, submarino nuclear da classe Seawolf, tenha afundado algum navio duramente a sua viagem, segundo a imprensa local, o submarino provavelmente obteve sucesso em suas "missões secretas". Com aproximadamente 137 metros de comprimento, o submarino é, de fato, um dos três de sua classe modificados especificamente para realizar as operações subaquáticas mais secretas. O USS Jimmy Carter pode posicionar veículos submersíveis não tripulados, inserir equipes de comandos e, segundo alguns, até entrançar cabos submarinos.

Nenhum comentário: