domingo, 10 de setembro de 2017

Forças Armadas Argentinas à beira do caos


Por: Redação OD
A Força Aérea Argentina (FAA) recentemente aposentou seus caças Mirage III, e praticamente quase que ao mesmo tempo, confirmou que todos os Lockheed Martin A-4AR Skyhawk, foram groudeados e não serão substituídos em um futuro próximo. Os problemas não param por aí, suas equipes de submarinos, apesar de se beneficiarem de modernizações recentes, precisam de pelo menos 190 dias de exercícios de imersão e, em 2014, tiveram apenas 19 horas destas práticas. Situação semelhante é enfrentada pelas tripulações de seus quatro destróiers, que estão sem poder operá-los.

As forças terrestres argentinas raramente têm os recursos para treinamentos e estão amplamente equipadas, seus kit’s de combate remontam aos dos anos 70 o que gera muito pouca oferta. Além disso, a FAA consiste em grande parte em uma coleção de aeronaves obsoletas que remontam principalmente à década de 1970, as quais tem sido, como foi dito a cima “groudeadas”, devido à pouca facilidade de manutenção.
De acordo com IHS Janes

"A Força Aérea Argentina está reduzindo drasticamente o horário de trabalho de suas equipes e desativando seu último avião de combate em meio a questões orçamentárias contínuas.Uma agenda diária recentemente publicada indica que o horário de trabalho do serviço foi significativamente reduzido, de 08:00 as 13:00; racionamento de alimentos, consumo de energia e de materiais de escritório foram direcionados a funcionários da sede e aos residentes de propriedade militares, apenas o pessoal mínimo necessário de funcionários, diretorias e comandos está funcionando."
Isso deixa a FAA com apenas um tipo de jato, o IA-63, que é subsônico, com décadas de idade e pouco útil. A Argentina procurou comprar novos Gripen's da Suécia através do Brasil, mas isso foi vetado pelo Reino Unido, que produz uma enorme quantidade de componentes internos para a aeronave. Eles também examinaram os JF-17 da China, mas os JF-17s mostraram-se muito caros de modificar. Quando Barack Obama visitou em março de 2016, o Air Force One foi escoltado por caças F-16 da USAF, porque a Argentina só poderia oferecer Pucarás e Pampas para defesa aérea.


Recentemente, a Argentina decidiu suspender os planos de novos aviões de combate para substituir os A-4AR que estão proibidos de voarem até que os assuntos financeiros do país melhorem. Citando problemas econômicos, o ministro da Defesa, Julio Martínez deixou claro que não haveria novas aeronaves de combate compradas no atual clima econômico. Isso anulou a recente especulação de que a Argentina estava em negociações com a Russia para comprar uma série de Mig-29.
FONTE: UKDefencejournal
Tradução & Adaptação: Orbis Defense

Nenhum comentário: