domingo, 9 de outubro de 2016

Ações do Contingente Brasileiro na passagem do Furacão Matthew pelo Haiti


Por: Redação OD

A passagem do Furacão Matthew pela costa haitiana provocou danos à infraestrutura e à população do país, especialmente na região sul, onde ventos de mais de 220 km/h e ondas de até três metros atingiram algumas cidades. Antecedendo à chegada desse fenômeno climático, desde o dia 28 de setembro, uma série de ações de caráter preventivo e operativo foi implementada por parte do Contingente Brasileiro (CONTBRAS), fruto de um criterioso planejamento, tanto no que diz respeito à segurança das Bases, quanto no desdobramento e emprego das tropas em apoio à assistência humanitária de resposta à catástrofe.

sábado, 8 de outubro de 2016

Marinha do Brasil irá abrir a visitação no porto de Vitória (ES) o Navio Doca Multipropósito BAHIA


Por: Redação OD
Transferido para a Marinha do Brasil no final de 2015, após acordo firmado entre os governos brasileiro e francês, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” atracou pela primeira vez no Porto de Vitória nesta sexta-feira, 07 de outubro, e somente neste domingo, dia 09, estará aberto para visitação pública das 14h30 as 17h30, com entrada franca. O acesso dos visitantes ao navio será realizado pelo portão de pedestres do Porto de Vitória, localizado em frente ao Palácio Anchieta. 

Base aérea de Canoas terá mudanças com a reestruturação da Força Aérea Brasileira


Por: Redação OD
A Força Aérea Brasileira (FAB) passará por mudanças. No Rio Grande do Sul, nova nomenclatura e atribuições, além da transferência de um esquadrão de Florianópolis para Canoas, integram a reestruturação concebida para modernizar as operações e reduzir gastos com pessoal. Sediado em Canoas, o V Comando Aéreo Regional (V Comar) será desativado até 31 de dezembro.

Esquadrão HU-2 realizou transporte de material e pessoal para a Ilha de Alcatrazes-SP


Por: Redação OD

No período de 19 a 27 de setembro, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) realizou o translado de material e pessoal da Base Aérea do Galeão-RJ x Delegacia de São Sebastião-SP (DelSSebastião) x Ilha de Alcatrazes-SP x Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ).

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Corpo de Fuzileiros Navais em ação - Operação Formosa 2016

Na foto: Soldado Fuzileiro 1a Classe Wallace Duarte Pinto da Silva, já em seu turno de serviço no DASC 01 em Itatiba-SP.
Por: Yam Wanders

O setor operativo da Marinha, capitaneado pela Força de Fuzileiros da Esquadra, está mais uma vez empenhado com a Operação Formosa, que neste ano de 2016 não deixa de ser tão intensa como nos anos anteriores, apesar das dificuldades impostas pela conjuntura econômica atual. Inicialmente a tropa já está na estrada desde o dia 22 de setembro com o estabelecimento de pontos de apoio logísticos aos comboios que passam por rodovias desde o Rio de Janeiro até o Campo de Formosa em Goiás, e com isso melhorar não só a eficiência em suporte, como prover o devido descanso para os efetivos empregados e contribuir para a segurança de populações dos locais onde estas bases de apoio estão localizadas.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Geração Jihad levará Europa à guerra civil, afirma estudioso



Por: Redação OD.


Gilles Kepel, um professor de ciência política da universidade francesa Sciences Po (Instituto Parisiense de Estudos Políticos), afirmou que a terceira geração de jovens muçulmanos está sendo cada vez mais radicalizada e pode levar o continente a uma guerra civil. Ele afirmou que uma geração inteira se tornou adepta dos movimentos salafistas e wahabistas, cujo objetivo não é o de apenas conquistar a Europa, mas também o de eliminar a oposição islâmica mais moderada.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Marinha do Brasil na Ilha da Trindade & Martins Vaz, o posto avançado da Amazônia Azul


Por: Yam Wanders. 

Conhecer mais das atividades da Marinha do Brasil na nossa Amazônia Azul é um paradigma para os brasileiros, acostumados apenas a ouvir falar dos constantes empenhos do Exército e da Força Aérea na manutenção da vigilância de nossas fronteiras terrestres devido ao constante contato com as populações dos países latino americanos e suas históricas disputas geopolíticas, que, causaram já diversos atritos e incidentes ao longo dos séculos e ainda hoje são motivo de preocupações para a pacífica estabilidade desejada para o século 21.