terça-feira, 13 de setembro de 2016

O emprego de Viaturas Blindadas de Combate Fuzileiros, e de Transporte de Pessoal (VBTP) em área humanizada

Por: Thales Ferreira da Silva 
O emprego de blindados em área humanizada está inserido no contexto atual de operações de amplo espectro no manual de campanha EB 20 – MF 10.103 (Operações). O manual destaca a participação da tropa blindada em operações ofensivas, defensivas e de estabilização. A análise dos tipos de operações com blindados em área humanizada é muito abrangente, carecendo de uma limitação teórica. Limita-se pois o estudo nas viaturas blindadas de combate fuzileiro (VBC Fuz) ou blindadas de transporte de pessoal (VBTP) em área humanizada.

COTER acompanhou a 2ª competição internacional de patrulha no Centro de Instrução Guerra na Selva

Por: Redação OD
A atividade refere-se a uma competição de pequenas frações, envolvendo diversos países e as Forças Armadas Brasileiras, e teve como objetivos: aumentar a cooperação multinacional; a confiança mútua; aperfeiçoar o treinamento; permitir a observação de melhores práticas; a interoperabilidade das tropas de operações na selva no mundo; incrementar os atributos da área afetiva, em especial, a liderança; melhorando a doutrina do combate em ambiente de selva e projetar internacionalmente o CMA e o Exército Brasileiro; Militares da Colômbia, Bolívia, México, Timor Leste, Canadá, Siri Lanka, Alemanha, China, Venezuela e Guiana participaram da competição.

NDM “Bahia” realiza sua primeira Vistoria de Segurança da Aviação

Simulação de atendimento à vítima de acidente aeronáutico
Por: Redação OD
Com o intuito de garantir e elevar a segurança nas operações aéreas, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” realizou sua primeira Vistoria de Segurança da Aviação (VSA) pela Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando da Força de Superfície. Com a presença do Esquadrão HU-2, que opera o Super Cougar (UH-15), foram realizados diversos exercícios de pouso e decolagem, emergência de aeronaves – com simulações de acidentes e resgates - além de exercícios de pick-up e VERTREP.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Marinha vai utilizar magnetômetro para retomar buscas por caça e piloto

Foto Ilustrativa: Como é utilizado e o que é um Magnetômetro!
Por: Redação OD
A Marinha vai utilizar um magnetômetro, equipamento utilizado em medidas de intensidade de um campo magnético, para tentar encontrar vestígios do caça A-4 (AF-1) Skyhawk e, consequentemente, do piloto, que desapareceram no mar de Saquarema, RJ, no dia 26 de julho, após um acidente aéreoSegundo a Marinha, as buscas, que foram paralisadas na semana passada, serão retomadas nos próximos dias, assim que os navios receberem o equipamento, com características especiais, que irá ampliar as capacidades das embarcações em procurar a aeronave. 

Aviões russos extiguem mais de 50 incêndios florestais em Portugal

Photo by Pavel Vanka.
Por: Redação OD.

Aviões de combate à incêndios russos ajudaram a combater mais de 50 focos de incêndios florestais (totalizando uma área de mais de 3 mil hectares) em todo o território de Portugal durante essa temporada do verão europeu. Os aviões são dois Beriev´s BE-200 do Ministério de Emergências da Rússia.
A operação já dura um mês e 10 dias, com mais de 53 incêndios extintos em uma área de aproximadamente 3.200 hectares, que preveniu a difusão do fogo entre três parques nacionais, salvando pelo menos 24 comunidades (vilarejos e cidades) com uma população de mais de 78 mil habitantes. 

domingo, 11 de setembro de 2016

Controle de avarias (CAv); No mar, todos são Bombeiros! 01/02


Por:Yam Wanders.

Qualquer embarcação seja civil ou militar tem seu time de CAv, ou, "Controle de Avarias", que entre toda a tripulação do navio serão aqueles a efetuarem uma série de ações específicas para controlar e neutralizar eventos que coloquem em risco a operação e navegação/flutuabilidade segura da embarcação caso o princípio de dano/fogo não seja inicialmente debelado por aqueles que o detectam e/ou o encontram primeiro. As ações são as mais diversas no que se concerne ao CAv, e uma das mais importantes e difíceis é o combate à incêndios, devido as características da maioria das embarcações, com seus compartimentos diversos com tamanho dos mais variados, alguns chegando a ser verdadeiros espaços confinados. 


11 September 2001, a tribute to Firefigthers fallen in duty



By: Wording OD.
Introduction by Yam Wanders.

This article is a summary in chronological order of the occurrences of the day of September 11, 2001, the details of each situation are unknown to most of the lay public of fire activity and the main media only if attentive to attack itself and tragedy the collapse of the WTC buildings without realizing the almost suicidal operations that unfolded throughout the tragic event.
Both lay and prosfissionais this is just a simple and sincere homage team's Orbis Defense for Firefighters, Paramedics and Police of New York who died in the line of duty risking their lives so that others might live ...
For all who work with the analysis of accidents, incidents and disasters in general, the detailed information of the facts sequences helps not only to understand situations and contributes to the improvement of tactical and strategic actions of new flat pattern of future events that can be more efficient and therefore save more lives.
Thanks to the site Fire Engineering Award by the matter, which can be found in its entirety on your excellent website specialized.

sábado, 10 de setembro de 2016

Blindados do Exército ocupam Linha Vermelha para reforçar segurança

Exército decidiu ocupar com blindados um trecho da Linha Vermelha, na altura do Complexo da Maré (Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo)
Por: Redação OD
O Exército Brasileiro ocupou vários pontos da Linha Vermelha neste sábado (10). De acordo com o Coordenador de Defesa da Área (CGDA) do com o Comando Militar do Leste, os blindados estavam posicionados no local graças a importância da área para a mobilidade urbana durante a Paralimpíada. Eles esclareceram que os mesmos blindados também foram usados na Olimpíada.

Marinha interrompe buscas por piloto e caça desaparecidos após acidente

Por: Redação OD
A Marinha informou nesta sexta-feira (9) que interrompeu as buscas pelo piloto do caça que caiu no mar no litoral de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, durante um treinamento de ataque a alvos de superfície no dia 26 de julho. A Marinha não revelou quando ocorreu a interrupção do trabalho, nem o motivo, mas acrescentou que as equipes vão retomar as buscas na segunda-feira (12).

1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército Brasileiro realiza varredura no Engenhão

Por: Redação OD
O Exército Brasileiro realizou, na última quinta-feira, 8 de setembro, uma varredura complementar nas instalações do Estádio Olímpico Newton Santos - o Engenhão, localizado no bairro de Engenho de Dentro, zona norte do Rio de Janeiro. O local é a sede do atletismo nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. A varredura foi executada horas antes de os portões abrirem e continuou durante as provas. Utilizou equipamentos para detectar materiais contaminados por agente químico, bacteriológico, radiológico e nuclear.

Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário recebe visita do 9º Batalhão de Manutenção do Exército Brasileiro

Militares junto ao caminhão oficina que executa manutenções e reparos
Por: Redação OD
No período de 30 de agosto a 1° de setembro, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (GptFNLa) recebeu a visita de uma equipe móvel de manutenção e reparo do 9º Batalhão de Manutenção do Exército Brasileiro, sediado em Campo Grande (MS), a fim de realizar o apoio no reparo em armamentos e viaturas.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

C I Bld forma operadores de Guarani e encerra Estágios para Cadetes da AMAN

Por: Redação OD
No dia 24 de agosto, o Centro de Instrução de Blindados “General Walter Pires” realizou a formatura de encerramento do Curso de Operação da Viatura Blindada Guarani e dos Estágios de Comandante de Pelotão CC e Básico de Blindados, sendo os últimos voltados à formação dos Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras – AMANParticiparam da fomatura o Exmo Sr Gen Bda Giovany Carrião de Freitas, que, recentemente, assumiu o posto de Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Brigada Niederauer; o Subcomandante do Centro, Sr Ten Cel Cav Francisco Artur Castilho Strubinsky, acompanhado do Adjunto de Comando da Unidade, ST Art Leo Machado Botelho. 

Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro em São Paulo

 

Por: Redação OD.

O Desfile Cívico-Militar do Sete de Setembro em São Paulo foi incrível com o tradicional desfile de tropas, equipamentos e reenactors com fardas das forças brasileras da 2a Guerra.
Confiram as excelentes imagens de nosso colaborador Victor Mazoni.


Fragata Liebral chega ao Líbano para assumir novamente como capitânia da FTM-UNIFIL

Por: Redação OD
Chegou ao Líbano no último dia 7 de setembro para integrar a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), a fragata Liberal (F43) da Marinha do Brasil, levando consigo à bordo um helicóptero AH-11 Super Lynx do Esquadrão HA-1, quem tem como missão ser os olhos e o braço armado do navio nos céus. A embarcação, já atuou pela UNIFIL durante o ano de 2012, e ela será incorporada de fato, a FTM no dia 15 de setembro e quando ficará como Capitânia no Mar Mediterrâneo até abril/2017.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência no Rio de Janeiro


Por: Anderson Gabino

Com a finalidade de homenagear a Pátria em seu Centésimo Nonagésimo Quarto dia de sua independência e desenvolver o sentimento de patriotismo entre os cidadãos, os tradicionais desfiles cívico-militares ganharam as ruas do país para mais uma comemoração do Dia da Independência, e na manhã desta última Quarta-Feira 7 de setembro, no Rio de Janeiro, a comemoração tradicional aconteceu, em frente ao Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste.

Armée de l'Air opera testes com A-400M em desertos da Africa

Photo by ADJ Pascal via Armée de l'Air/BA118.

Por: Readação OD.

A Armée de l'Air conduziu uma série de testes com a aeronave Airbus A-400M em condições extremas em pistas desérticas na Africa durante o período de 24 à 31 de agosto de 2016, na região de Madama no Níger (África central) sendo que esta operação visou não só a análise operacional da aeronave bem como o treinamento de pessoal que trabalha com suas operações. 
Um dos testes de terreno antes do pouso é o CBR 4 (California Bearing Ratio) um teste de dureza e resistência do terreno para avaliação dos níveis de segurança para o pouso com as cargas habituais e/ou imposição de limitações dos MLWO-Maximum landing weight operation (peso máximo de pouso) e MTOW-Maxímum take-off weight (peso máximo de decolagem) que são usuais para a operação em qualquer tipo de pista seja pavimentada ou não.
Confiram as belíssimas imagens feitas pelo ADJ Pascal durante os testes.

Fonte: Armée de l"Air/CEAM e BA118
Todas as fotos por Adjoudant Pascal.