terça-feira, 6 de setembro de 2016

Exército Brasileiro irá expor materiais bélicos na Arena Pantanal


Por: Redação OD

O general e comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cuiabá, Luiz Fernando Baganha, concedeu entrevista à Rádio Assembleia – FM/89,5 – na manhã desta terça-feira (6). Ele falou sobre a participação do Exército nas comemorações alusivas à Semana da Pátria e de algumas atividades realizadas pela instituição militar em Mato Grosso. A abertura da Semana da Pátria foi realizada ontem (5), pelo governo estadual, na Arena Pantanal. No local, segundo Baganha, o Exército vai expor materiais bélicos utilizados no dia a dia de trabalho.

Desfile de 7 de Setembro terá mais de 4 mil participantes


Por: Redação OD
O tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, nesta quarta-feira quando é feriado nacional, está marcado às 9h30 na Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, no centro da cidade. O evento em homenagem ao Dia da Independência do Brasil deve durar aproximadamente duas horas. Segundo o Comando Militar do Leste, cerca de 4.300 pessoas vão participar do desfile, representando as Forças Armadas, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Municipal e ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

O direito internacional humanitário


Por: Redação OD
As empresas militares e de segurança privadas que trabalham em situações de conflitos estão obrigadas a respeitar as disposições do Direito Internacional Humanitário (DIH). 
O que são as empresas militares e de segurança privadas?

As empresas militares e de segurança privadas são entidades comerciais privadas que prestam serviços militares e/ou de segurança. Os serviços militares e de segurança incluem, em particular, a provisão de guardas armados e a proteção de pessoas e bens, como comboios, prédios e outras instalações; a manutenção e a operação de sistemas de armas; a detenção de prisioneiros e a assessoria e a capacitação para as forças locais e para o pessoal de segurança.

Veterano da 2ª Guerra Mundial destaca a importância do Dia da Independência

Da esquerda para direita: Capitão Severino Francisco,Tenente Vinícius da Silva, Tenente Vasco, Coronel Vanutelli Duarte e Nestor Silva | Foto: Henrique Moura - Blog O Resgate FEB
Por: Redação OD
O ano era 1944 e com apenas 20 anos, Vasco Duarte Pereira chegou à Itália para lutar ao lado dos Aliados. Soldado do Exército, fez parte do segundo grupo de brasileiros enviados para a Europa com o objetivo de derrotar os países do Eixo. Hoje, aos 92 anos de idade, o ex-combatente está lúcido e sem sequelas graves causadas pelo conflito. Ele lembra com riqueza de detalhes os momentos difíceis e marcantes dos onze meses que permaneceu na guerra.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

100 anos da Aviação Naval

Cerimônia realizada no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia
Por: Redação OD
No dia 26 de agosto, foram realizados, no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia, os eventos alusivos ao Centenário da Aviação Naval. A data é comemorada no dia 23 de agosto. Ao longo das cerimônias ocorreram entregas dos diplomas do Mérito Aeronaval para militares e civis agraciados, além dos seguintes lançamentos em comemoração ao Centenário: medalha produzida pela Casa da Moeda, selo confeccionado pelos Correios e um livro histórico elaborado pela Fundação Getúlio Vargas.

Variedade de produtos e serviços marcam a 4ª Mostra BID Brasil


Por: Redação OD
Entre os dias 27 e 29 de setembro, mais de 80 empresas vão expor os produtos e serviços durante a 4ª Mostra BID Brasil. Realizada pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), o evento acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), e promete ser uma importante vitrine para as empresas nacionais apresentarem as novidades ao mercado. Contando com apoio do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a 4ª Mostra BID Brasil.

1ª Divisão de Exército, realiza seu tradicional desfile cívico-militar na Guarnição da Vila Militar


Por: Anderson Gabino

Foi realizado na manhã de hoje 05/09, o tradicional desfile cívico-militar da 1ª Divisão de Exército-Divisão Marcarenhas de Moraes, na Guarnição da Vila Militar, no Rio de Janeiro. O evento foi Presidido pelo Comandante da 1ª D.E General de Divisão Ramos e se fizeram presente o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Divisão Abrahão o Comandante da 9ª Brigada, General de Brigada Smicelato, além dos Comandantes de OM´s da Guarnição e convidados civis e militares.

domingo, 4 de setembro de 2016

Entrevista com o CMG Brites Nunes, da Armada Portuguesa que foi o primeiro submarinista a disparar um torpedo


Por: Redação OD

O periódico lusitano "Diário de Notícias', em sua coluna Vida de Militar, realizou uma bela entrevista com o Capitão-de-Ma-e-Guerra Brites Nunes, o qual foi o primeiro oficial da Armada Portuguesa a ter o prazer de efetuar o primeiro disparo real de um torpedo, através de um submarino desta força naval. O Comandante Brites Nunes, conta um pouco de sua vida como militar e faz algumas análises atuais, vale conferir!!

Brasil desenvolve tecnologia SAR inédita no mundo, dispositivo otimizará buscas por aeronaves acidentadas

Por: Redação OD
E se fosse possível que uma aeronave, antes mesmo de entrar em emergência e de, talvez, se acidentar, pudesse informar a sua localização para os órgãos de busca e salvamento espalhados ao redor do mundo? E se, ao decolar para uma missão de busca e salvamento, as equipes de resgate já soubessem em qual área a aeronave caiu, eliminando a demorada tarefa de localizar fuselagens e vítimas em enormes massas de água? Isso aumentaria a chance de encontrar sobreviventes e salvar suas vidas. Esse é o futuro da busca e salvamento, e o Brasil é pioneiro no desenvolvimento do dispositivo que permitirá que as aeronaves emitam sinais de maneira autônoma durante o voo sempre que alguma anormalidade na operação for detectada. 

sábado, 3 de setembro de 2016

Homenagem do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1) a todos seus Guerreiros


Por: Anderson Gabino

Recordar feitos e momentos é sempre algo muito saudável em nossas vidas. O Esquadrão HS-1 completou este ano, em maio, 51 anos de sua ativação, e para relembrar um pouco de seu passado nada como um excelente vídeo onde podemos ver o árduo trabalho dos Sikorsky SH-3 Sea King do esquadrão, em vários tipos de missão! O vídeo foi feito para homenagear, na ocasião de seus 43 anos de ativação, antigos membros, que por lá passaram e deixaram seu legado de certa forma no Esquadrão Guerreiro... AD ASTRA PER ASPERA!!!
Aumentem o som e curtam o vídeo...


Olimpíada garante legados na área de segurança, afirma subsecretário Extraordinário de Grandes Eventos


Por: Redação OD

Os Jogos Olímpicos deixaram um importante legado na área de segurança para o Rio de Janeiro. Além da aquisição de equipamentos e da oferta de cursos e oficinas de capacitação para policiais militares e civis e bombeiros, a integração entre os diversos órgãos das três esferas de governo ficará como herança da Olimpíada para a população e será essencial para reforçar a segurança durante a Paralimpíada, que começa no próximo dia 7 de setembro. Nos preparamos ao longo dos últimos anos e hoje podemos dizer que fomos vitoriosos nesta primeira fase dos Jogos Olímpicos.

A escala do NDCC G-25 "Almirante Sabóia" em Vitória-ES



Por: Yam Wanders.

Quando um navio da Marinha do Brasil atraca em algum porto, sempre que possível é organizada a abertura do mesmo para a visitação do público local, pois tão grande quanto a admiração dos brasileiros de bem pela sua Marinha é também grande a disposição e simpatia com que os militares se mobilizam para tornar essas visitações públicas um motivo de lazer saudável para crianças e fomentação de conhecimento para jovens, e, quem sabe também o despertar do nascimento de futuros integrantes da Marinha do Brasil. No caso do Porto da Cidade de Vitória no Espírito Santo não foi diferente e aproximadamente cinco mil pessoas puderam conhecer um navio de grande porte da nossa Marinha de Guerra.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Esquadrão Adelphi completa 2000 horas de voo no A-1M


Por: Redação OD

O 1º/16º Grupo de Aviação, Esquadrão Adelphi, completou 2.000 horas de voo com suas aeronaves de caça A-1M. A unidade aérea da Força Aérea Brasileira é a única que opera esse tipo de aeronave modernizada.O marco foi alcançado na semana passada em uma missão de emprego ar-solo simulado em grande altitude em uma área de instrução próxima à cidade de Caxambu (MG). O caça A-1 entrou em operação na FAB em 1989, juntamente com a criação do Esquadrão, e foi desenvolvido pelo Brasil em parceria com a Itália.

Programa Verde Oliva entrevista a Tenente Coronel Médica Yamar, Comandante do Hospital de Campanha


Por: Redação OD

O programa Verde Oliva, teve a grata felicidade de entrevistar a Tenente-Coronel Médica Yamar Eiras Batista, comandante do Hospital de Campanha – Hospital Oswaldo Cruz. Na entrevista a TC Yamar conta um pouco da sua missão, da história do Hospital e faz um breve resumo dos trabalhos realizados no mesmo, e do seu emprego nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016. A TC Yamar é a primeira mulher a comandar uma unidade operacional do Exército Brasileiro.


Batalhão de Controle e Defesa Antiaérea realizou um voo de reconhecimento com Aeronaves Remotamente Pilotadas

Militares preparam a aeronave para o voo
Por: Redação OD
No dia 25 de agosto, o Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea realizou um voo de reconhecimento não tripulado no Parque Olímpico na Barra da Tijuca, em prol dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016. Para cumprir a missão, foi utilizada uma das duas Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), modelo FT-100, produzidas pela FT Sistemas de São José dos Campos (SP), adquiridas pelo Corpo de Fuzileiros Navais neste ano. 

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

9 Razões pelas quais as Olimpíadas Rio 2016 deixaram saudades em nossos militares


Por: Redação OD

As Olimpíadas Rio2016, nem bem terminaram e já deixaram um rastro de saudade e nostalgia, em nossos militares, sejam eles os atlletas que competiram ou os que fizeram a segurança dos jogos. Para elucidar melhor aos leitores os sentimentos descritos, vejam estas 9 razões que endossam nossas palavras:

Pilotos abastecem avião de combate a incêndios Canadair CL415 no Rio Douro e acenam aos turistas

Por: Redação OD
Um dos aviões cedidos por Marrocos para ajudar no combate aos incêndios em Portugal protagonizou uma formidável manobra de reabastecimento no Douro. E há imagens do momento, captadas no interior da própria aeronave! Dois minutos de adrenalina (e coragem!) que não pode perder. São instantes de cortar a respiração… por vários motivos. Em primeiro lugar porque revelam o cenário deslumbrante da paisagem duriense; depois, pelo facto de representarem a solidariedade entre países no combate aos incêndios e, por último, por um pequenino gesto de um dos pilotos. Curioso? Veja!

Brasil se prepara para 2ª fase do enriquecimento de urânio


Por: Redação OD

As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) estão se preparando para entrar na  fase do enriquecimento isotópico de urânio. Atualmente, a usina de enriquecimento da INB, localizada em Resende, RJ, possui seis cascatas de ultracentrífugas em operação, atendendo cerca de 40% das necessidades de Angra 1. Após concluída a fase atual de implantação da Usina – primeira etapa –, com a construção e entrada em operação de mais três cascatas, serão atendidas 100% das necessidades de urânio enriquecido da usina de Angra 1 e 20% de Angra 2.