quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Helicópteros AH-2 Sabre da Força Aérea Brasileira terão apoio de técnicos russos na manutenção de seus motores


Por: Redação OD
Os motores dos helicópteros russos Mi-35M (AH-2 Sabre) da Força Aérea Brasileira irão passar por manutenção e tecnicos russos darão apoio e suporte a esta manutenção, esta notícia foi veiculada pela agência russa de notícias Ria Novosti, conforme o comunicado da empresa de construção de motores russa KLIMOV nesta terça-feira (23). 

terça-feira, 23 de agosto de 2016

FAB realiza 1,3 mil horas de voo durante Olimpíada


Por: Redação OD

Cerca de 1,3 mil horas de voo foram cumpridas pela Força Aérea Brasileira durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Os dados foram apresentados pelo Ministério da Defesa no Rio de Janeiro (RJ), nesta segunda-feira (22). Os aviões de defesa aérea cumpriram 1.108 horas de voo e realizaram 29 interceptações de aeronaves, por estarem sobrevoando próximos à área de exclusão. Destas, quatro refizeram a rota. A Força Aérea também voou 254 horas de transporte logístico.

NDM “Bahia” e Centro de Medicina Operativa da Marinha realizam exercício

Equipe de saúde do NDM “Bahia”, CMOpM e EPE
Por: Redação OD
Nos dias 15 e 16 de agosto, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” e o Centro de Medicina Operativa da Marinha (CMOpM) realizaram a bordo exercícios utilizando a Equipe de Pronto Emprego (EPE),  composta por médicos, enfermeiros, farmacêutico e assistente social das diversas organizações de saúde da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro. Ao longo dos exercícios, foram conduzidos adestramentos sobre transporte de feridos, triagem de pacientes, preparação para cirurgia, procedimentos cirúrgicos e cuidados pós-operatórios, além de simularem o recebimento e atendimento de feridos graves, utilizando a estrutura de saúde disponível no “Bahia” para caso casos de grandes desastres ou assistência humanitária.

Grupos de Defesa Antiaérea da FAB atuaram em São Paulo e Manaus na Rio 2016


Por: Redação OD

"Manter a soberania do espaço aéreo nacional, com vistas à defesa da Pátria". A missão síntese da Força Aérea Brasileira (FAB) foi reforçada pelas atividades das Unidades de Defesa Antiaérea nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Conforme planejamento do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), a Primeira Brigada de Defesa Antiaérea (1ª BDAAE), da FAB, vinculou três Grupos de Defesa Antiaérea (GDAAE) ao Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). O 1º GDAAE (Grupo Laçador) e o 3º GDAAE (Grupo Defensor) foram responsáveis pela defesa antiaérea da Arena Corinthians, em São Paulo. Já em Manaus, o 2º GDAAE (Grupo Ajuricaba) fez a defesa da Arena Amazonas durante os jogos de futebol da Olimpíada. 

Aeronave U-2 da Nasa faz parada técnica no Aeroporto Internacional do Recife


Por: Redação OD
Um avião ER-2 (versão civil do famoso avião espião U-2) da Nasa pousou, na manhã desta terça-feira (23), no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, Zona Sul do Recife. A aeronave, utilizada para pesquisas da agência espacial, o modelo  voa a 65 mil pés, altura bem acima da média dos voos comerciais. O piloto da arenovave informou que era uma parada técnica, mas não deu detalhes sobre o que seria feito.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Forças Armadas estudam manter policiamento no Boulevard Olímpico

Força Nacional patrulhou as Arenas dos Jogos - Daniel Marenco / Agência O Globo
Por: Redação OD
O ministro da defesa Raul Jungmann e o General de Exército Fernando Azevedo Silva, comandante Militar do Leste (CML), participam de uma coletiva no CML para avaliar a segurança durante os Jogos Rio-2016. Também estiveram presentes o Vice Almirante Leonardo Puntel, Comandante do 1º DN e o Major Brigadeiro José Euclides da Silva Gonçalves, Comandante do III Comar. O comando estuda manter o policiamento reforçado no Boulevard Olímpico após a Olimpíada. Segundo o almirante Puntel, o reforço, quando houver necessidade, será próximo ao distrito naval nos finais de semana e feriados.

Esquadrilha da Fumaça surpreende público das olimpíadas com manobras e sobrevoos pelo Rio de Janeiro



Por: Redação OD
Sob os olhos atentos dos torcedores de todo o mundo, as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça coloriram o céu do Rio de Janeiro, cidade sede dos Jogos Olímpicos, neste final de semana. No sábado e no domingo, dias 20 e 21 de agosto, várias manobras e passagens aéreas foram feitas durante as Olímpiadas, levando alegria e uma mensagem de patriotismo para mais de 250 mil pessoas que puderam assistir aos aviões da Força Aérea Brasileira.

sábado, 20 de agosto de 2016

Maioria das medalhas do Brasil vem de atletas militares


Por: Redação OD
Doze das medalhas conquistadas pelo Brasil vieram de atletas que fazem parte de um programa das Forças Armadas. Nesta semana, o repórter Carlos de Lannoy foi conhecer esse trabalho. Os donos das medalhas são sargentos. Tem o ouro da Força Aérea, a prata do Exército, e vitórias da Marinha nas areias, no tatame, no ringue, e na baía de Guanabara.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

NDCC Almirante Sabóia estará aberto a visitação neste final de semana no Porto de Vitória


Por: Redação OD

Retornando da missão de levar suprimentos ao Posto de Observação da Ilha da Trindade (P.O.T.I) o Navio de Desembarque de Carros de Comabate (NDCC) Almirante Sabóia estará aberto a visitação neste fim de semana no Porto de Vitória (ES). A visitação ao navio se dará neste sábado dia 20/08 e no domingo 21/08, das 14 às 17 horas. O acesso dos visitantes aos navios será realizado pelo portão de pedestres do Porto de Vitória, localizado em frente ao Palácio Anchieta. A entrada é franca.

Esquadrilha da Fumaça irá se apresentar em seis pontos da cidade do Rio de Janeiro


Por: Redação OD
Representando a Força Aérea Brasileira em um evento esportivo de grande repercussão mundial, a Esquadrilha da Fumaça irá se apresentar em cinco momentos durante a programação dos Jogos Olímpicos 2016 que acontecem no Rio de Janeiro até o dia 21 de agosto. Esta é a primeira vez que o evento acontece no Brasil e na América do Sul.

Tudo que você precisa saber sobre Reabastecimento em voo (REVO)


Por: Redação OD
Já viu um avião entrar em contato com outro durante o voo? Isso é reabastecimento em voo, ou, simplesmente, REVO!  Já tentou abastecer um carro em movimento?!?! Imagina abastecer uma aeronave, com adversidades como o tempo. E você deve estar se perguntando: Por que abastecer em voo? Quer saber como acontece? Quais aeronaves são capazes de fazer isso? Se liga!! Primeiramente, você deve saber porque ocorre o reabastecimento em voo, já que uma aeronave pode abastecer em terra.

Exército mantém segurança nas vias expressas do Rio


Por: Redação OD
A Força-Tarefa do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (FT 29º BIB), Batalhão Olímpico integrante do Comando de Defesa Setorial (CDS) Maracanã, sob a coordenação da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), prossegue nos patrulhamentos motorizados e na ocupação dos postos de segurança nas Linhas Amarela e Vermelha, no contexto dos Jogos Rio 2016.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Rio 2016: Segurança é aprovada por 87,1% dos brasileiros e 88,4% dos estrangeiros


Por: Redação OD
A segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi aprovada por 87,1% dos brasileiros e 88,4% dos turistas estrangeiros que estiveram no Rio ou circularam pelos aeroportos Tom Jobim e Guarulhos, e cidades na fronteira da região Sul do país, como Foz do Iguaçu (PR), Uruguaiana (RS)e São Borja (RS). Este resultado foi divulgado hoje (18) pelos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e interino do Turismo, Alberto Alves, em entrevista coletiva no Rio Média Center, e consistem na soma das avaliações muito bom e bom da atuação nos eixos segurança pública, defesa e inteligência.

Super Tucano da FAB sobrevoa Jundiaí e intercepta aeronave causando um grande alvoroço na cidade


Por: Redação OD

O voo de uma aeronave A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) no céu de Jundiaí causou alvoroço, na tarde desta quarta-feira (17). Segundo testemunhas, os militares teriam interceptado aeronave civil e a feito pousar no aeroporto de Jundiaí, Comandante Rolim Amaro. Contudo, a assessoria de imprensa da FAB nega a ordem de pouso. Uma testemunha que mora próximo ao aeroporto ouviu um barulho estridente enquanto estava em sua casa. “Saí e olhei para o céu. Vi o caça brasileiro acompanhando um jato executivo. Como tenho rádio de comunicação, consegui sintonizar a frequência e ouvi a conversa. Os militares mandaram a aeronave pousar e caso a ordem fosse recusada, seria abatida”, comenta o entusiasta, que pede para não ser identificado. Ainda segundo a testemunha, o piloto da aeronave civil chegou a questionar a torre de controle do aeroporto de Jundiaí sobre a situação.