quinta-feira, 12 de maio de 2016

Aviação da Marinha em exposição na cidade de São Pedro da Aldeia


Por: Redação OD

Como partes das comemorações do Centenário da Aviação da Marinha, estão sendo realizadas Exposições Estáticas de Aeronaves em cinco localidades da Região dos Lagos. Neste sábado, dia 14 de maio, a aeronave Super Puma - (UH-14) vai pousar em São Pedro da Aldeia, na Praça Hermógenes Freire da Costa – Praia do Centro. O evento irá apresentar ao público aeronaves que pertencem aos Esquadrões da Marinha do Brasil. Estarão acessíveis à visitação, de 09h às 16h parte da frota de Super Lynx, Super Puma, Esquilo e Bell Jet Ranger. 

Após 13 anos o Campo de Instrução do Gericinó (CIG) recebeu duas unidades de Artilharia para instrução de tiro real



Por: Redação OD

Uma imagem que não se via há 13 anos no Campo de Instrução do Gericinó (CIG). Homens do 31º GAC(Es) e do 11º GAC atrás de canhões a espera da ordem para atirar. “Isso é histórico. Eu ainda era capitão quando se atirou pela última vez no Gericinó. Nesses últimos 13 anos nós perdemos a possibilidade de adestramos nossa tropa no nosso campo de instrução. Isso implicava uma série de gastos logísticos porque nós tínhamos que descolocar o nosso material para fora da cidade para poder fazer os exercícios de artilharia.”- contou o Comandante do 11º GAC, Cel Fabiano.

Sistema de defesa antimíssil na Romênia aumentará potencial bélico da OTAN



Por: Redação OD
O sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na Romênia irá melhorar as capacidades de defesa antimíssil da OTAN contra os possíveis ataques de mísseis de curto e médio alcance, afirmou o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg nessa quinta-feira (12). A cerimônia de inauguração do sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na cidade romena Deveselu está prevista para quinta-feira desta semana (12). "O lançamento do sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na cidade de Deveselu na Romênia nesta quinta-feira, aumentará a nossa capacidade bélica ainda mais e ampliará significativamente a cobertura defensiva do território dos membros da OTAN contra-ataques de mísseis de curto e médio alcance", escreveu o site da aliança, citando Stoltenberg.

Radares meteorológicos da FAB voltam a operar após aporte de recursos do governo


Radar meteorológico na BANT Foto: Sgt Silva Lopes

Por: Redação OD 

Depois de receber recursos do governo federal, a Força Aérea Brasileira (FAB) religou os cinco radares que haviam sido desativados devido a restrições orçamentárias. Segundo a FAB, os radares, localizados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal, não são usados no controle de tráfego aéreo. Por isso, a segurança de voo não foi afetada durante o período em que ficaram inativos. 

PM do Rio de Janeiro treina com as novas carabinas que serão usadas na Zona Sul e locais de competições


Agente treina no Comando de Operações Especiais com o novo equipamento, que tem maior poder para neutralizar o alvo e menor alcance Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Por: Redação OD


Policiais militares começaram a treinar com as novas carabinas que substituirão os fuzis nos bairros da Zona Sul e onde houver aglomerações de pessoas, como as regiões no entorno das competições da Rio 2016. O armamento tem menor alcance, reduzindo o risco de balas perdidas, e também será uma segunda opção ao fuzil para agentes de Unidades de Polícia Pacificadora. “A imagem da carabina agride menos. É complicado você andar na Zona Sul com uma arma de guerra, como o fuzil. Em áreas que não são de confronto, pacificadas, a carabina é mais eficiente”, afirmou o major Joelmir dos Santos, que coordena o treinamento.A mesma justificativa foi usada pelo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que acompanhou o primeiro dia de treinamento no Comando de Operações Especiais.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Comando de Operações Especiais do Exército realiza exercício conjunto onde as forças simulam enfrentamento de ameaças terroristas


Exercício Conjunto Interagências foi marcado pelas oficinas com foco no enfrentamento ao terrorismo Foto: Gilberto Alves

Por: Redação OD
O terceiro dia de atividades do Exercício Conjunto Interagências realizado no Comando de Operações Especiais do Exército em Goiânia foi marcado pelas oficinas com foco no enfrentamento a ameaças terroristas. A atividade é coordenada pelo Ministério da Defesa como parte do esforço de segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Tropas de operações especiais das Forças Armadas e das polícias federal, civil e militar dos estados que terão eventos olímpicos participaram, por exemplo, de uma simulação de Assalto Linear em Ônibus. Nessa atividade é trabalhado um cenário de um ônibus cheio de civis feitos reféns por um terrorista, situação na qual os militares são forçados a entrar no veículo e desmobilizar o oponente. 

Atividades militares navais dos EUA levam China a intensificar suas defesas na região do Mar da China



Por: Redação OD

Com o aumento do patrulhamento feito pelos EUA no Mar do Sul da China,  fez reforçar as intenções de Pequim em acelerar o aumento de suas defesas através do desenvolvimento da sua infraestrutura militar, afirmou na última quarta feira o ministro da Defesa chinês. As tensões sino-americanas aumentaram depois que um destróier da US Navy  se aproximou a apenas 12 milhas náuticas de um dos recifes controlado pela China, levando Pequim a colocar caças em alerta. 

Kalashnikov vai lançar marca própria de roupas!

Na foto, um de nossos editores Yam Wanders com um AK-47 em um treinamento na Europa
Por Redação OD
Foto ilustrativa  via Gazeta Russa
Um porta-voz da Kalashnikov confirmou, em entrevista à Gazeta Russa, que a empresa está trabalhando na criação de uma nova linha de roupas. Apesar de o lançamento estar previsto para outubro, os designs serão divulgados antes da data.
“Eu não entendo como é possível que não tenhamos a nossa própria marca de roupas e acessórios”, disse mais cedo Vladímir Dmitriev, diretor de marketing do Consórcio Kalashnikov, ao jornal “Izvéstia”.

terça-feira, 10 de maio de 2016

10 de Maio, Dia da Cavalaria...."Haverá sempre uma Cavalaria"


Por: Anderson Gabino
O surgimento da guerra como choque de vontades determinou aos homens incansável busca por lutar com superioridade. Os guerreiros de outrora perceberam, enfim, a importância da situação em que se devia combater: criaram-se plataformas móveis e foram feitas associações aos animais de maior porte, obtendo-se, desse modo, decisiva vantagem em mobilidade e poder de choque. Tal avanço, em sânscrito, foi denominado “akva”, origem da palavra “cavalaria”. O Cavalo ou Caballus em latim, foi o animal que melhor encarnou essa forma de combater. Inicialmente empregado em carros de guerra ou bigas no Egito, Suméria e Roma, somente com sua montaria, em simbiose única na Natureza, gerou-se o mais formidável conjunto da História, sob o comando do Cavaleiro, monarca dos horizontes largos e desconhecidos.A velocidade dos corcéis transformou a percepção humana do tempo e do espaço, expandiu consciências e, sob a égide equestre, uma plêiade de chefes militares fez impérios florescerem e ruírem: Alexandre Magno, Aníbal, Júlio César, Átila, Gengis Khan, Carlos Magno, Frederico II e Napoleão, estes últimos dois de modo especial, empregaram magistralmente a Cavalaria, modulando suas missões clássicas de “reconhecer, cobrir, retardar, envolver e perseguir” consolidando-a, assim, como a Arma da Decisão.

domingo, 8 de maio de 2016

Centro de Adestramento e Avaliação – Sul (CAA-Sul) em Santa Maria, será o maior complexo de treinamento e simulação militar do Brasil


Obuseiro M-101 está equipado com sensores e outros recursos tecnológicos

Por: Redação OD

Ser uma referência em simulação e na preparação de tropas militares. Este é um dos objetivos do Centro de Adestramento e Avaliação – Sul (CAA-Sul), instalado junto ao Campo de Instrução de Santa Maria (CISM). Os detalhes do projeto foram apresentados durante visita do jornal A Razão às instalações do Simulador de Apoio de Fogo (Simaf), complexo que integra o CAA-Sul. O complexo terá um total de 30 prédios, que deverão estar concluídos em um prazo de 15 anos, totalizando um investimento de R$ 500 milhões. A concepção do Centro de Adestramento se baseou em dados e percepções coletadas em outros centros de treinamento e simulação militares do mundo, como Estados Unidos, Alemanha, Espanha e França. 

8 de Maio, Dia da Vitória!! Chega ao fim a guerra na Europa


Por: Anderson Gabino

dia 8 de maio ficou marcado na história como o dia em que as nações aliadas venceram o nazi-fascismo na II Guerra Mundial: o dia da vitória da democracia. Esse fato histórico é um marco para a humanidade inteira. Uniram-se países em defesa da liberdade, uniram-se as sociedades para viverem livres e soberanas. Somaram esforços as nações democráticas do mundo. Uniram-se cidadãos comuns, políticos, diplomatas e forças armadas de diferentes países. Tempos difíceis aqueles!!! Pagaram alto preço pela existência com o direito à dignidade de viver.

sábado, 7 de maio de 2016

Fuzileiros Navais fazem treinamento no ES para integrar o 24º Grupamento Operativo da Missão nas Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH),


Militares que irão compor o 24° Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais no Haiti participam de treinamento nas regiões de Marataízes, Itaóca e Itaipava, no Espírito Santo. Foto: Sargento Percut
Por: redação OD 

Teve fim na última quinta-feira (5) no Espírito Santo o exercício Adest Batalhão de Proteção I. Ou seja, um treinamento para cerca de 500 militares com o emprego de tropas e blindados na região de Marataízes, Itaoca e Itaipava.  O treinamento tem como objetivo a preparação final dos militares que irão compor o 24º Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), nos procedimentos pertinentes a uma Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). 

História: 7 de maio de 1945, Alemanha nazista assina rendição incondicional da Segunda Guerra Mundial, em Reims, na França



Por: Redação OD

Em 7 de maio de 1945, o Alto Comando Alemão assinou a rendição incondicional de todas as tropas alemãs na Segunda Guerra Mundial. O documento foi assinado pelo general alemão Alfred Jodl, chefe do Estado-Maior da Wehrmacht (forças armadas alemãs na Segunda Guerra), em Reims, no noroeste da França. Assinaram como testemunhas o general soviético Ivan Susloparov e o general francês François Sevez, chefe do Estado-Maior do general Charles de Gaulle. Representando a Força Expedicionária Aliada, o general Walter Bodell-Smith, chefe do Estado-Maior do general Dwight Eisenhower também o documento. O texto incluía além da retirada alemã da guerra, o desarmamento do país e o fim do Partido Nazista.

CIOpEsp realiza Estágio de Caçadores de Operações Especiais



Por: Redação OD 

Após uma manhã de muito calor e de tensão pela aprovação no teste de entrada do Estágio de Caçadores de Operações Especiais, tivemos o índice de aproveitamento final de 100%, após a primeira tentativa e a recuperação para alguns. A média de aproveitamento no tiro variou de 87% a 95%, ultrapassando o batente de 85%. A partir de agora nossos futuros caçadores param de pensar em fuzil de assalto, e alongam suas vistas para o tiro de precisão de longa distância. E que venham os tiros de longa distância. 

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Defesa promove exercício conjunto de enfrentamento ao terrorismo



Por: Redação OD
Militares que integram as tropas de operações especiais das Forças Armadas e de diversos órgãos de segurança pública que atuarão na segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 participarão de exercício conjunto de enfrentamento ao terrorismo. A atividade ocorrerá no período de 9 a 13 de maio, em Goiânia (GO). Na terça-feira (10/5), o exercício será aberto à imprensa. Os jornalistas poderão acompanhar algumas das 17 oficinas de treinamento montadas no Comando de Operações Especiais do Exército. Em uma delas, serão treinadas táticas peculiares de enfrentamento ao terrorismo em uma Pista de Tiros – circuito que se assemelha a um bairro urbano onde haverá uma simulação de resgate em que um suposto alvo terrorista esteja se escondendo ou fugindo em meio a um local com obstáculos urbanos. 

Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) completou 127 anos de fundação


Por: Redação OD

Era o ano de 1853, quando Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, com a sua visão futurista, idealizou a criação de um Colégio que assistisse os “filhos daqueles que morrerão ou se inutilizarão no campo de batalha defendendo a independência e a honra nacional”. O sonho de Caxias só veio a tomar forma no ano de 1888, quando o então Ministro da Guerra, Thomaz José Coelho D’Almeida, o qual hoje está presente no nome histórico do nosso Colégio, Casa de Thomaz Coelho, articulou um acordo entre a Associação Comercial do Rio de Janeiro e os interesses dos militares para que a união das instituições se concretizasse. Como parte do acordo, estava a compra da propriedade na qual seria instalado um educandário para os filhos dos militares, sendo nomeado pelo Imperador D. Pedro II como “Imperial Colégio Militar”. Em 29 de abril de 1889, foi vendida à Fazenda Nacional a Chácara Pedra da Babilônia, para ser instalada a nova Instituição de Ensino.

Vídeo do 24º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz-Haiti finalizando seu preparo centralizado


Por: Redação OD

O 24º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz-Haiti finalizou hoje o seu preparo centralizado. Em breve, iniciará o rodízio entre os militares do atual e do próximo contingente, com isso, iniciamos uma fase de despedida e renovação. Trabalharemos juntos por um curto período, os militares do 23º Contingente passarão as funções e os “bizus” para o 24º. Desde já, desejamos uma excelente missão para os novos 120 “Peacekeepers”.

Submarino russo Stary Oskol testa mísseis de cruzeiro Kalibr-NK no Mar de Barents



Por: Redação OD

O submarino de ataque diesel-elétrico russo Stary Oskol, do projeto 636,3 Varshavianka, lançou mísseis de cruzeiro do sistema Kalibr-NK no Mar de Barents como parte do programa de testes das armas da embarcação, segundo disse o porta-voz da Frota do Norte da Rússia, capitão Vadim Serga, nesta sexta-feira (6). De acordo com a declaração oficial, o Stary Oskol superou "uma série de provas na Frota do Norte" e lançou “com êxito” um míssil de cruzeiro Kalibr "contra um alvo na costa".

Comando de Defesa Setorial Copacabana apresenta planejamento dos Jogos Olímpicos ao Ministério Da Defesa



Por: Redação OD

O Plano de Operação da Marinha do Brasil para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi apresentado pelo Vice-Almirante Leonardo Puntel, Comandante de Defesa Setorial (CDS) Copacabana ao Ministério da Defesa. Na reunião com a participação das três Forças Armadas, na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), nos dias 13 e 14 de abril, o Comandante do 1º Distrito Naval detalhou como a Força Naval atuará para cumprir a missão durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro. O encontro de coordenação entre as Forças Armadas, que ocorreu a 113 dias do início dos Jogos Olímpicos, contou com as presenças do Chefe de Operações Conjuntas do MD, General do Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, e do Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA), General de Exército Fernando Azevedo e Silva.

Instrução Individual Básica (IIB) da Brigada de Infantaria Pára-quedista



Por: Redação OD

O exercício no terreno da Instrução Individual Básica (IIB) dos recrutas das Organizações Militares da Brigada de Infantaria Pára-quedista foi realizado entre os dias 11 a 15 e de 25 a 29 de abril. A IIB foi realizada em dois turnos e habilitou cerca de 800 recrutas em instruções de Primeiros Socorros; Orientação; Pista de Obstáculos e Marcha; entre outras, realizadas na Área de Instrução Coronel Ururahy, a AICUr, pelas equipes de instrução do 25° BI Pqdt, 26º BI Pqdt, 27° BI Pqdt, BDOMPSA, 8° GAC Pqdt, 20ª Cia Com Pqdt, 21ª Bia AAAe Pqdt, 1º Esqd C Pqdt, 1ª Cia E Cmb Pqdt e o 36º Pel PE Pqdt.