quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Operação Amazônia treina militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em Iranduba (AM)


Por: Redação OD

O porto da cidade de Iranbuba (AM), às margens do rio Solimões, recebeu tropas militares que participaram de uma simulação sobre dominação de grupos guerrilheiros. A ação, que aconteceu no último sábado e contou com a presença de militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, é parte da Operação Amazônia 2016. O objetivo é treinar os Estados-Maiores Conjuntos das Forças Armadas para a interoperabilidade em operações no ambiente amazônico.



Em Iranbuba, a ação foi acompanhada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann. Em outro cenário, a simulação de civis feridos por explosão serviu para mostrar a capacidade de atendimento médico no local, com a atuação de profissionais médicos e enfermeiros no socorro de vítimas. “Esse tipo de exercício é fundamental para que as nossas Forças, em primeiro lugar, estejam adestradas e prontas para atuar em um cenário como este ou similar, aqui ou na defesa das nossas fronteiras, e, também, para que exercitem aquilo que se chama interoperabilidade, ou seja, a capacidade das Forças de atuarem conjuntamente, de forma articulada”, destacou Jungmann.

Operação Amazônia


As atividades desenvolvidas em Iranduba compreenderam um assalto aeromóvel (tropas transportadas por helicópteros), realizado pelo 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel, em aeronaves do 4º Batalhão de Aviação do Exército e do 7º/9º Esquadrão da Força Aérea Brasileira, organizações sediadas em Manaus. Além disso, tropas navais isolaram o porto de Iranduba para assegurar a tomada do local pelo Batalhão de Operações Ribeirinhas, desembarcado pela Flotilha Amazonas. Em seguida, o ministro assistiu à simulação de atendimento de feridos, por meio da prática de medicina operativa, e a evacuação para o Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira, montado no porto de Iranduba e 

Ação cívico social


No domingo (16), o Ministro da Defesa acompanhou as atividades da Ação Cívico-Social no município, para atender a população local. A ação visa prestar atendimento médico gratuito. A Operação Amazônia é coordenada pelo Ministério da Defesa e conduzida pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). O almirante Ademir Sobrinho, chefe do EMCFA, ressaltou que é importante, em qualquer Operação, o apoio da população local, seja numa situação simulada ou real. “Nós estamos aproveitando a oportunidade para adestrar o nosso pessoal e também prestar assistência à população de Iranduba”, disse.


A última edição da Operação Amazônia ocorreu em 2014, nas cidades de Manaus, Boa Vista e Normandia, a 180 quilômetros da capital de Roraima. Este ano, a Operação conta com a participação de mais de 1,8 mil militares das três Forças Singulares. Os meios empregados contam com 44 viaturas, 28 embarcações e 9 aeronaves. A Operação ocorre de 7 a 18 de outubro, em duas fases: a primeira, caracterizada por exercícios militares simulados e adestramento do planejamento conjunto dos Estados-Maiores; a segunda, por ações das tropas como reconhecimento e infiltrações aéreas na selva, escolta e resgate de reféns e embarcações; e a Ação Cívico-Social (Aciso).

FONTE: AssCom MD/ FOTOS: Felipe Barra(MD)

Nota da Redação: O site Orbis Defense, se fez presente ao exercício e em breve iremos trazer matéria completa das atividades realizadas durante a Operação Amazônia.

Nenhum comentário: