quinta-feira, 23 de junho de 2016

O Centro de Instrução de Operações Especiais do Exército Brasileiro, encerra mais um Estágio de Caçador de Operações Especiais


Por: Redação OD

Após 06 semanas intensas de atividades, encerrou no dia 10 de Junho o Estágio de Caçador de Operações Especiais, conduzido pelo Centro de Instrução de Operações Especiais - Centro de Instrução Coronel Gilberto Antônio Azevedo e Silva (CIOpEsp), Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro responsável por formar os recursos humanos do Comando de Operações Especiais (COpEsp). A atividade foi conduzida em um ambiente conjunto e interagências, contando com instrutores não só do Exército Brasileiro, como também da Marinha do Brasil. Por se tratar de um Estágio voltado exclusivamente para o segmento de Operações Especiais das Forças Armadas e Auxiliares, a condição precípua para realizar a atividade é possuir o Curso de Ações de Comandos, do Exército Brasileiro, ou curso congênere das Forças Armadas e Auxiliares. Toda a atividade de ensino foi direcionada para a execução das habilidades do caçador e seu emprego operacional, sob a égide dos fundamentos doutrinários das Operações Especiais.


O fato de possuir alunos e instrutores dos diversos segmentos de Operações Especiais do país engrandeceu a carga de conhecimento e troca de informações por todos os envolvidos na atividade. O Centro de Instrução de Operações Especiais é a referência nacional no ensino da atividade do Caçador de Operações Especiais. Devido a larga experiência do seu corpo de instrutores, seja pelo emprego nas diversas missões do CIOpEsp, integrando o pioneiro Destacamento de Reconhecimento e Caçadores (DRC) do 1º Batalhão de Ações de Comandos (1º BAC), seja nas diversas outras missões em que a especialidade do caçador foi necessária, a experiência prática da atividade também é passada aos alunos. O DRC é a primeira fração constituída do Exército Brasileiro organizada e habilitada doutrinariamente para as missões do Caçador de Operações Especiais. O fato dos instrutores do CIOpEsp terem passado pelo DRC eleva o nível técnico do Estágio.

As fases do Estágio de Caçador


O curso começa basicamente pelas instruções de fundamentos de tiro e culminando com o exigente teste de entrada, separa aqueles que possuem a aptidão para atividades de tiro de precisão daqueles, que cujas as características se adequam às equipes de assalto. Somente os que atingiram a pontuação mínima de 85% de acerto no teste prosseguem no Estágio, a qual fica conhecida como a “Semana 01”. A semana seguinte aborda toda a carga teórica sobre a técnica de tiro, seja em condições normais ou especiais, necessárias para as próximas semanas. Princípios de balística externa, retículos de combate, entre outros conhecimentos são transmitidos nesta semana. A terceira e quarta semana, executadas em Goiânia, se caracterizam pelas atividades de tiro de campo. Provas tradicionais como tiro em distância desconhecida e caçada são realizadas na área do Comando de Operações Especiais, bem como instruções peculiares como o tiro embarcado em helicóptero e em bote pneumático.


Nesse período, o contato cerrado com os integrantes do Destacamento de Reconhecimento e Caçadores bem como com os Caçadores do 1º Batalhão de Forças Especiais, estimula a integração entre as Forças Singulares e Auxiliares, fazendo com que esses poucos elementos com a habilidade de realizar o tiro de precisão a longa distância se conheçam pelo timbre de voz. Por fim, os alunos regressam a Niterói para realizar as duas últimas semanas do Estágio, onde o conhecimento é conduzido para as Operações em Ambiente Urbano e Contra - Terrorismo. Nessa fase o aluno recebe também uma bagagem de arcabouço jurídico acerca do emprego do caçador e também os aspectos atinentes à função do controlador.

O Caçador em operação


O Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro emprega seus caçadores sempre sob o comando de um militar especializado com conhecimento específico de controlador de equipes de caçadores, onde sua missão principal é fazer a ligação entre as equipes desdobradas na Área de Operações e o Escalão Superior, proporcionando tranquilidade para a decisão pelo emprego do caçador e potencializando a consciência situacional. Um fato marcante e diferencial do Estágio de Caçador de Operações Especiais é o planejamento, condução e execução de missões de emprego do caçador, caracterizadas pelo Reconhecimento Especial e Ação Direta pelo tiro seletivo. Esse aspecto diferencia o Estágio das demais atividades de ensino correlatas ao Caçador no País, e permite integrar conhecimentos das formas de planejamento das Forças Singulares e Auxiliares, conjugando capacidades e caracterizando um ambiente conjunto e interagências, tão necessário para enfrentar as ameaças atuais da nossa Nação.

O que o Estágio proporciona ao Caçador?


O Estágio ensina como fração básica do caçador a Equipe de Caçador, compostas por 04 elementos: o Caçador - responsável pelo tiro de precisão; o Observador - militar que auxilia diretamente o caçador na correção e condução do tiro; o Auxiliar de Comunicações - incumbido de realizar o enlace entre a Equipe e o Controlador e proporcionar a consciência situacional através da produção de imagens e relatórios com as capacidades de análise de um Operador Especial; e o Auxiliar de Saúde - responsável por prover os primeiros socorros e o apoio de fogo imediato da equipe.


O Estágio transmite ainda os conhecimentos necessários para executar a função de controlador de equipe de caçador, função extremamente específica e moderna para auxiliar a solução de crises. O Estágio de Caçador de Operações Especiais de 2016 contou com 20 alunos, sendo 06 do 1º Batalhão de Ações de Comandos, 03 do 1º Batalhão de Forças Especiais, 02 da 3ª Companhia de Forças Especiais, 04 do Grupamento de Mergulhadores de Combate, 02 do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, 02 do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro e 01 do Batalhão de Operações Policiais Especiais de Goiás.


Os alunos receberam um Plano de Disciplina por competência que abordou 04 fatores básicos que compõem a ação do caçador. O fator técnico, baseado na carga de conhecimento adquirido durante o estágio, a qual englobou diversos tipos de tiro, balística externa, material de comunicações, sistemas de caçador de operações especiais, fotografia, etc. O fator legal fundamentado nas instruções sobre análise jurídica do emprego do caçador e sobre uso diferenciado da força. O fator fisiológico constituído através do acompanhamento dos parâmetros fisiológicos dos alunos durante atividades de alto desgaste físico e que precediam a execução do tiro de precisão, complementando com a instrução sobre a influências da condição humana na performance de execução das tarefas do Caçador de Operações Especiais.



E por último o fator circunstancial, que foi materializado com o planejamento e condução das operações rural e urbana, obrigando caçador e principalmente controlador em nortear o planejamento para a legitimidade e legalidade das ações. A partir de agora, os 20 militares recém - formados Caçadores de Operações Especiais estão em perfeitas condições, com o estrito dever do poder legal, de eliminar ameaças com eficiência e dignidade, realizando ações cirúrgicas com o máximo de letalidade e com o mínimo de danos colaterais para os companheiros e para a sociedade!


Galeria de Fotos
Clique na foto para expandir

























FONTE: Centro de Instrução de Operações Especiais - Centro de Instrução Coronel Gilberto Antônio Azevedo e Silva (CIOpEsp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário